condacInformação

BACHARELADO

O bacharelado é a formação superior tradicional, com duração que varia entre 4 e 6 anos. O Bacharelado é um curso superior generalista que fornece ao diplomado competências em certo campo do saber para a atuação no mercado de trabalho. O bacharelado, segundo o MEC (Ministério da Educação),
é o curso superior que“confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”

LICENCIATURA

O Licenciado é a formação superior especifica educacional, com duração que varia entre 3 e 4 anos. Os profissionais formados nestes tipos de curso são aptos a ministrarem aulas na educação básica (ensino fundamental e médio). O aluno formado em licenciatura pode mudar a área de atuação com pós graduações, e tornar-se pesquisador ou começar a atuar na área técnica do curso.

TECNÓLOGO

O Tecnólogo é a formação superior especifica e direcionada, com duração que varia entre 2 e 3 anos. De acordo com o MEC, os cursos tecnológicos também conferem diploma aos concluintes. Como todo curso de graduação, é aberto a quem terminou o ensino médio (ou nível equivalente) e passou por algum processo seletivo. Como a carga de conteúdo é menor e mais centralizada, os estudos são mais focados.

SEQUENCIAIS

O ministério não os considera como graduação e eles são voltados a quem já é formado em alguma área e procuram uma certa especialização. Há dois tipos: o de formação ESPECÍFICA, que, se for reconhecido pelo MEC, pode conceder diploma; e o de COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS, que não tem esse poder e é concedido um certificado.

EXATAS

Ciência que é focalizada em lidar com situações e problemas que requerem o uso da matemática e de resultados lógicos e precisos. Por isso o nome de exatas. Se diferencia dos outros tipos de ciência por usar mais o raciocínio matemático. Nessa área se domina mais a parte teórica que a prática.  Os cursos comuns das ciências exatas são: analise de sistema, informática, engenharia e outros. Requer um esforço maior de lógicas e teorias e algumas práticas. É uma área destinada à pessoas que gostam de cálculos, matemática e raciocínio lógico.

HUMANAS

Ciência que estuda os assuntos relacionados com o ser humano, como vive, onde, cultura, sociabilidade dentre outros aspectos que são estudados desde a antiguidade até a atualidade. Não usa muito a matemática para resolver algumas questões, porém usa estudos gráficos e estatísticos para conhecer questões políticas, sociais e econômicas. Além disso, faz investigações precisas como a sua origem e o seu convívio com outros seres humanos. Cursos como geografia, sociologia, filosofia, antropologia, história, dentre outros, são os mais comuns nessa área de estudo. Requer maior estudo de estatísticas e de teorias. Ele é ideal para quem pretende estudar mais à cerca do ser humano e suas condições de vida.

BIOLÓGICAS

Ciência que estuda as matérias relacionadas com a biologia em geral. Estuda a vida como um todo, sendo ela atômica ou molecular, variando em diversas escalas. Ciências biológicas também investigam situações e fenômenos que acontecem com os seres vivos, tentando assim entender o seu funcionamento correto. A prática é muito usada nessa área, onde é preciso fazer pesquisas mais avançadas e concretas. Cursos como medicina, enfermagem, botânica, zoologia, biologia molecular e celular, além de outros diversos cursos disponíveis hoje em dia.