Cursos

Consulte alguns cursos listados abaixo:

Administração

O curso de Administração tem o intuito de formar administradores que poderão atuar como executivos, técnicos em funções administrativas e/ou empreendedores preparados, tanto conceitual como instrumentalmente, para contribuir para o sucesso das organizações em que atuarem.

Administração de Empresas

O curso de Administração, com habilitação em Administração de Empresas, forma profissionais dotados de uma visão sistêmica dos principais enfoques necessários para a gestão das organizações. Tem por meta buscar o sucesso das empresas, oferecendo ao egresso o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e clientes, entre outros.

Administração em Análise de Sistemas

O curso de Administração com habilitação em Análise de Sistemas visa formar profissionais centrados na gestão integrada das informações das organizações, com a premissa de que em todos os níveis organizacionais a base para a tomada de decisões é o acesso às informações. É competência desses profissionais cuidar dos processos de seleção e utilização das informações organizacionais, bem como atendimento dos requisitos dos usuários das informações, tais como disponibilidade, tempo de acesso, atualização e confiabilidade. Claro está que dele também é exigido o conhecimento da tecnologia da informação, tanto no que diz respeito a hardwares como a softwares.

Administração em Comércio Exterior

O curso de Administração com habilitação em Comércio Exterior tem por finalidade formar administradores que, além de conhecerem os principais enfoques de gestão necessários para administrar quaisquer organizações, estejam preparados para a realização de negócios internacionais. Isto significa não só conhecer os mecanismos reguladores de importações e exportações, mas também e, principalmente, desenvolver a capacidade de fazer negócios com o resto do mundo.

Administração em Finanças

O curso de Administração com habilitação em Finanças tem por finalidade formar profissionais com compreensão minuciosa da gestão das finanças organizacionais, com conhecimento das melhores formas de previsão das necessidades de recursos, das melhores formas de obtenção de recursos e das formas mais rentáveis de utilização ou aplicação dos recursos financeiros e com competência para estabelecer controles financeiros e para avaliar criticamente a viabilidade da obtenção/aplicação de recursos.

Administração em Marketing

O curso de Administração com habilitação em Marketing visa formar profissionais aptos a identificar e atender às necessidades dos clientes e dos mercados; saber fazer com que os produtos e as marcas da organização sejam conhecidos pelo mercado; estabelecer canais de acesso para os clientes; firmar padrões de tratamento das solicitações, sugestões ou reclamações dos clientes; avaliar a satisfação, fidelidade e insatisfação dos clientes e desenvolver ações de intensificação da satisfação dos clientes.

Administração em Recursos Humanos

O curso de Administração com habilitação em Recursos Humanos tem por finalidade formar profissionais voltados para a gestão das pessoas, visando à utilização de seu pleno potencial, para a obtenção de elevado desempenho organizacional. Isso envolve o estudo de sistemas de trabalho que conduzam ao elevado desempenho, estruturas de cargos e planos de carreira, sistemas de remuneração e reconhecimento, desenvolvimento das pessoas e qualidade de vida no trabalho, entre outros enfoques.

Atividades Principais

  • definir diretrizes e valores organizacionais;
  • desenvolver estratégias e planos organizacionais;
  • definir indicadores de desempenho e acompanhar resultados;
  • otimizar o desempenho das pessoas e sua satisfação;
  • comandar processos organizacionais principais ou de apoio;
  • promover avaliação e melhoria contínuas.

Mercado de Trabalho

Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gerentes/executivos, em empresas com fins lucrativos, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais. Como empreendedores, os administradores podem gerir seus próprios negócios, como indústrias, comércios ou atividades de prestação de serviços, ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional.

Duração

4 anos.

Análise de Sistemas

O curso de Análise de Sistemas tem por objetivo formar profissionais aptos a propor, projetar e desenvolver softwares aplicativos para empresas, bem como desenvolver sistemas de informação e administração.
Para atingir esse objetivo, normalmente o curso é dividido em três partes:

  • Ciclo Básico;
  • Ciclo Programação/Sistemas;
  • Ciclo Administração.

No Ciclo Básico, comum aos cursos de Análise de Sistemas, Ciência da Computação e Tecnologia em Processamento de Dados, são lecionadas as disciplinas que dão base ao aluno, capacitando-o a acompanhar as disciplinas dos outros ciclos. É finalidade do Ciclo Básico, também, fazer a transição entre o curso secundário e a parte profissionalizante de um curso universitário propriamente dito.
No Ciclo Programação/Sistemas constam as disciplinas que abrangem desde os aspectos básicos de programação de computadores até o enfoque sistêmico de problemas e suas soluções.
No Ciclo Administração, procura-se fazer com que o aluno adquira os conhecimentos necessários sobre os ambientes de trabalho, de forma a poder propor soluções.
Do entrelaçamento dos Ciclos Programação/Sistemas e Administração é esperada a sinergia necessária para tornar o aluno um profissional apto a atender aos objetivos do curso, isto é, propor, projetar e desenvolver sistemas e aplicativos, seja para pequena, média ou grande empresa, em microcomputadores ou em computadores de grande porte.

Atividades Principais

  • desenvolver programas;
  • projetar e desenvolver aplicativos para microcomputadores e computadores de grande porte;
  • propor planos e sistemas de informatização na empresa;
  • analisar custos, viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de processos de automação;
  • elaborar programas genéricos como processadores de texto, planilhas eletrônicas e programas de multimídia;
  • controlar o fluxo de informações na empresa através da criação de aplicativos que facilitem este processo.

Mercado de Trabalho

Com a acentuada tendência à informatização generalizada nos diversos setores da empresa moderna, o campo de trabalho para o analista de sistemas encontra-se em franco desenvolvimento, tanto no setor público, quanto no privado. No primeiro caso, graças à obsolescência dos sistemas em uso e no segundo, pela constante necessidade de modernização e competitividade nos mercados externo e interno.

Duração do Curso

4 anos.

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivos principais: promover vivência e desenvolver criatividade, ambas aprofundadas pelo estudo de fundamentos culturais, históricos e socioeconômicos, e propiciar a assimilação de sólidos conhecimentos dos meios técnicos de execução, aplicados e consolidados na prática projetual.

Em suma, formar um profissional apto a conceber os espaços físicos da paisagem urbana, das edificações e dos objetos expressos através de projetos, modelos e detalhamentos.

Atividades Principais

  • projetar casas e edifícios funcionais e confortáveis (edificação e construção);
  • planejar construções de cidades, bairros e espaços comunitários (projeto urbano);
  • reestruturar prédios históricos (pesquisa e preservação do patrimônio);
  • criar objetos e componentes da construção (desenho industrial);
  • projetar praças, parques e jardins (paisagismo e ambiente);
  • elaborar projetos de conforto ambiental de grandes espaços, como shopping centers, indústrias e edifícios em geral.

Mercado de Trabalho

Há um crescimento na busca por profissionais desta área, perfeitamente explicável em face do crescimento desordenado das cidades, o que, por sua vez, vem exigindo dos administradores um grande investimento no planejamento urbano e na produção de edificações. O profissional desta área pode atuar como autônomo, na construção civil, nas empresas de consultoria, na indústria de transformação e também nos mais variados setores da iniciativa pública e privada.

Duração do Curso

4 anos.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação tem por objetivo formar profissionais aptos a desenvolver e adaptar sistemas de programação, projetando e desenvolvendo softwares básicos.
O campo da Ciência da Computação não se restringe aos computadores. Inclui também o desenvolvimento de trabalhos práticos no setor. Por isso, cabe ao bacharel da Computação dedicar-se aos aspectos científicos, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, no processamento de dados científicos e técnicos, bem como na criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de hardware.
As características necessárias para atuar na área são raciocínio lógico, exatidão, concentração, organização e iniciativa.
Para atender às solicitações de profissionais dessa área, o currículo pleno do curso inclui disciplinas que abrangem os aspectos mais avançados da computação, possibilitando ao egresso cumprir o seu papel com dinamismo, objetividade e eficiência.

Atividades Principais

  • desenvolver programas para uso específico (softwares), montando e programando redes de computadores em empresas e escritórios;
  • desenvolver programas de uso genérico, tais como planilhas eletrônicas, programas de multimídia etc.;
  • detectar erros e problemas em sistemas operacionais de bancos e grandes organizações;
  • estudar os fundamentos e técnicas da informática, criando novos sistemas operacionais e arquitetura de computadores.

Mercado de Trabalho

As perspectivas atuais são ótimas para os cientistas da computação, principalmente nas empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, fabricantes de softwares e hardwares e consultorias. De fato, com a expansão da economia, houve um consequente aumento na venda de computadores e equipamentos de informática, o que vem acarretando um sensível aumento na demanda de especialistas dessa área.

Duração do Curso

4 anos.

Ciências Contábeis

Ao profissional habilitado nesta área cabe a escrituração regular de todos os fatos relativos aos patrimônios e às variações patrimoniais das instituições.

Adotando sistema de processamento de dados, possibilita o controle contábil e orçamentário das empresas.

Elabora balancetes, balanços e demonstrações do movimento por contas ou grupos de contas, de forma analítica ou sintética, visando apresentar resultados gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa.
O curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver de melhor maneira as atividades em sua área de atuação, o que inclui planejamento, organização, orientação e preparação das demonstrações contábeis, essenciais à elaboração orçamentária de uma empresa.

Também analisa a classificação e avaliação de despesas para apropriar custos de bens e serviços; prepara e fundamenta a declaração do imposto de renda da empresa para avaliar o valor do tributo devido.

O curso de Ciências Contábeis envolve disciplinas como Administração, Marketing, Análise de Balanços e Matemática, entre outras.

Atividades Principais

  • organizar, planejar e controlar atividades e operações contábeis de bancos, empresas e órgãos públicos;
  • levantar balanços e balancetes, averiguando gastos, lucros e perdas, e sugerir a melhor utilização dos recursos financeiros na empresa;
  • controlar as contas em empresas públicas e privadas, gerenciamento, entrada, saída e distribuição dos recursos;
  • realizar trabalhos de auditoria contábil;
  • avaliar a situação patrimonial e financeira da instituição, produzindo relatórios parciais e globais.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação desse profissional é bastante amplo, uma vez que, por lei, toda empresa é obrigada a ter um contador no controle de suas finanças. Tem atuação na área administrativa, econômica, jurídica, tributária e política. Atualmente, a maior oportunidade encontra-se na área de auditoria no setor privado e nas instituições bancárias, bem como na área judicial, devido ao crescente número de processos envolvendo perícias contábeis, tanto no setor público quanto no privado.

Duração do Curso

4 anos.

Ciências Econômicas

Procura-se formar, nesta área, um perfeito intérprete das tendências econômicas mundiais e nacionais, capacitando-o a antever/prever os efeitos das mudanças econômicas gerais sobre grupos e setores específicos.
O curso de Ciências Econômicas tem por objetivo central de estudo a análise dos processos de produção, distribuição, uso e acumulação de bens materiais, do ponto de vista dos condicionantes sociopolíticos, tecnológicos, gerenciais e naturais neles influentes. Sua evolução tem como propósito programático básico a oferta de soluções de cunho financeiro-administrativo e macroorganizacional que permitam a continuidade daqueles processos. O profissional da área de Ciências Econômicas estuda as oscilações da produção e oferta de empregos, as regras gerais de decisão, os mecanismos financeiros da economia, as relações econômicas com o exterior, as formas de competição entre as empresas, a sua regulamentação legal; verifica os dados coletados e formula estratégias de ação.

Atividades Principais

  • definir políticas econômicas para a empresa dentro do contexto do mercado;
  • estudar soluções para problemas econômicos emergenciais da empresa;
  • pesquisar e analisar o comportamento dos produtos, comerciantes e consumidores, diante de novas regras impostas pela economia;
  • estabelecer programas de equilíbrio entre receitas e despesas nos diversos setores da empresa e controlá-los efetivamente em posição favorável;
  • analisar a produção de bens e a distribuição das rendas, equacionando o problema de escassez de recursos;

Mercado de Trabalho

Tendo em vista o fato de o economista possuir pleno conhecimento dos fenômenos atuais e históricos ligados à tecnologia, o seu campo de trabalho na atualidade é muito amplo, com tendência a um aumento ainda maior, em virtude da abertura da economia e da busca de investimentos estrangeiros. Também possuem um vasto mercado de trabalho os profissionais que se dedicarem aos processos de fusão e incorporação de empresas, às perícias trabalhistas e aos processos de privatização.

Duração do Curso

5 anos.

Comunicação Social

O perfil do profissional desta área é moldado pela criatividade, que o torna capacitado a desenvolver com habilidade projetos pertinentes a diversas atividades da publicidade e propaganda.

Compete ao publicitário analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, as vendas.

No curso é dada ênfase especial à criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, bem como sua colocação em outdoors, folders, material promocional e de ponto-de-venda, sempre calcados na criatividade. Numa primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Já num segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.

Atividades Principais

  • Definir estratégias de lançamento de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
  • Planejar, organizar e controlar a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público-alvo;
  • Estudar o acompanhamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço;
  • Efetuar a criação de campanhas publicitárias e supervisioná-las, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho;
  • Atuar como contato entre o cliente e a agência publicitária, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha.

Mercado de Trabalho

O profissional de Comunicação, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode trabalhar em agências de publicidade, de promoção de eventos, assessoria à imprensa, em editoras, institutos de pesquisa, departamentos de comunicação e marketing de empresas, veículos de comunicação, produtoras de vídeo etc.

Nas agências de publicidade, o profissional pode trabalhar no atendimento ao cliente, nas áreas de planejamento e criação de campanhas publicitárias, marketing e pesquisas de mercado ou de opinião.

Duração do Curso

4 anos.

Desenho Industrial

Desenho Industrial é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente. Por propriedades formais não se deve entender apenas as características exteriores, mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que fazem de um objeto (ou de um sistema de objetos) uma unidade coerente, tanto do ponto de vista do produtor como do consumidor.
O desenho industrial abrange todos os aspectos do ambiente humano condicionado pela produção industrial.
Com relação ao fabricante, o desenhista industrial confere ao produto as características de tecnologia e economia, através do conhecimento fundamental dos processos tecnológicos, das técnicas de desenho e expressão visual e do consequente custo financeiro envolvido na produção.
Com relação ao comerciante,
o desenhista industrial confere ao produto as características de comercialização e economia, visando à aceitação por parte do público a que é destinado, pela qualidade de produção e pela redução dos custos e consequente aumento da lucratividade.
Com relação ao usuário, o desenhista industrial confere ao produto as características de compreensão, de conforto (incluindo as de estética e ergonomia) e de utilidade (cumprir suas funções).
As aulas são desenvolvidas em ateliês de desenho, maquetaria, laboratórios de mecânica, laboratórios de informática, laboratórios de fotografia e núcleos de apoio.

Atividades Principais

Trabalhar no setor produtivo das indústrias:

  • produtos elétricos e eletrônicos;
  • utilidades domésticas;
  • vestuários;
  • equipamentos para automação;
  • equipamentos de precisão e medição;
  • equipamentos médico-hospitalares;
  • ferramentas;
  • maquinaria agrícola;
  • transporte;
  • telecomunicações;
  • equipamento urbano;
  • louças e metais sanitários;
  • luminárias;
  • sinalização;
  • impressos;
  • imagem corporativa;
  • criação de produtos, marcas, logotipos etc.;
  • desenvolvimento de vinhetas para televisão ou marcas para sinalização;
  • elaboração de projetos com novos modelos de móveis, embalagens etc.;
  • definição do material e tecnologia a serem usados na fabricação de um produto; criação do design de interiores, através do
  • detalhamento de construções como portas, armários, estantes, maçanetas, torneiras etc.

Mercado de Trabalho

O desenhista pode atuar em agências de publicidade, empresas de design, redes de televisão, indústrias de móveis, eletrodomésticos, veículos, cerâmica, tecelagem etc.
As oportunidades no mercado de trabalho são cada vez maiores para esse profissional, devido à concorrência com os produtos importados, e não há indicação alguma de que a demanda por esses profissionais venha a se reduzir.
O ramo que se encontra em maior ascensão é o de design de interiores, para o qual o mercado de trabalho exige cada vez mais o domínio dos recursos de multimídia e de computação gráfica.

Duração do Curso

4 anos.

Direito

O advogado recebe uma formação multidisciplinar, de tal forma que, ao atingir o bacharelado, estará apto a exercer a advocacia, como profissional liberal, trabalhar em empresas, escritórios e em órgãos governamentais, atuar na área de consultoria, ou ainda entrar para a carreira jurídica como delegado de polícia, juiz de direito, promotor público ou advogado do Estado etc.
O curso de direito exige bastante leitura, aquisição de cultura geral, exercício de memória, rapidez de raciocínio, elevado grau de associação, análise e coordenação de idéias, tudo voltado para a defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais.
Para exercer a profissão, o recém-formado é submetido ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e, ao ser aprovado, recebe a carteira da OAB, que lhe faculta o exercício profissional.

Atividades Principais

  • elaborar, reformar e analisar contratos;
  • preparar e apresentar peças no interesse de empresas, instituições públicas etc.;
  • representar o cliente nas relações empregado/empregador, em questões trabalhistas e nas ligadas à Previdência;
  • como delegado de polícia, entre outras atividades, preparar inquérito, chefiar os investigadores de polícia, fiscalizar os setores de armamento e de trânsito;
  • como integrante do Ministério Público (promotor), entre outras atividades, promover ações penais, investigar, fiscalizar, apurar responsabilidades, promover ações na defesa do consumidor, do meio ambiente etc.;
  • como integrante da Magistratura (juiz), decidir conflitos, aplicar a lei, assegurar a proteção de direitos individuais (liberdade, manifestação de pensamento, intimidade, propriedade etc.).

Mercado de Trabalho

O bacharel em Direito possui um vasto campo de atividades, seja como autônomo, seja no serviço público, em empresas particulares e instituições financeiras.
Com a terceirização dos serviços, esses especialistas do Direito ganharam importância e evidência, por atuarem na elaboração de contratos, formação e dissolução de sociedades, ações civis, penais, comerciais e trabalhistas.
Também em consequência da instalação definitiva do Mercosul e do estreitamento das relações de comércio do Brasil com os países vizinhos, a área do Direito Internacional encontra-se em alta no mercado de trabalho.
Através de concurso público, o bacharel de Direito pode ingressar na carreira de delegado de polícia, promotor ou juiz de Direito, além de outras áreas do serviço público.

Duração do Curso

5 anos.

Educação Física

O profissional formado em Educação Física está apto a promover a manutenção e o restabelecimento da saúde humana.
O educando desse curso adquire conhecimentos sobre os níveis de atenção à saúde, desde o profilático até a reabilitação.
O curso de Educação Física fornece uma visão ampla para que o profissional da área possa atuar em todos os campos de sua profissão.

Atividades Principais

  • ministrar aulas de ginástica individual ou coletiva para todas as idades, visando aprimorar o condicionamento físico e a prevenção de doenças;
  • orientar, em nível privado e público, programas de ginástica para manter a capacidade das pessoas no desempenho de suas atividades diárias;
  • fazer parte de equipes de saúde para manter e melhorar o desempenho muscular, cardiorrespiratório e a flexibilidade para atletas e comunidade em geral;
  • atuar em equipes de saúde, na recuperação de pacientes cardiopatas, politraumatizados e deficientes;
    desenvolver e orientar programas de treinamento para atletas;
  • ministrar, nas escolas, universidades e academias, programas de educação física.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional é crescente, principalmente pelo elevado grau de diversificação e de demanda dentro da comunidade. Hoje, esses profissionais são muito requisitados para a função de treinadores, instrutores em academias ou para personal training.

Duração do Curso

4 anos.

Engenharia Civil

O engenheiro civil é um profissional que atua como liberal ou como empregado, em empresas de caráter privado ou em estatais. Na atividade profissional liberal, atua como consultor, responsável técnico de projetos e de obras e perito em apoio judiciário, dentre outras funções. Pode ainda militar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função. O engenheiro civil deve apresentar formação em ciências exatas, com o necessário conhecimento básico da causa científica, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores, como exemplos de atividade de projeto. Deve desenvolver senso crítico e espírito de trabalho em equipe em, por exemplo, incorporação de projetos, quando normalmente é conhecido como “engenheiro de obras”. Os adjetivos profissionais aqui expostos são explicáveis em todas as funções que este profissional pode desempenhar. Desta forma, atenderá à premissa básica de sua função: pensar e gerar produto, raciocinando sobre ele mesmo e não simplesmente reproduzindo algoritmos ou métodos.
O corpo docente é composto por professores de excelência reconhecida na área, com destacada parcela de doutores, mestres e profissionais de diversas áreas de atuação na engenharia civil, o que proporciona, portanto, aos futuros profissionais uma visão global de possibilidades de trabalho. Desta forma, atende-se, dentro do contexto mundial contemporâneo, à formação ideal em graduação, que é a do engenheiro generalista.

Atividades Principais

  • definir esquemas de construção da estrutura, estabelecer o material a ser utilizado, calcular dimensões de peças e supervisionar as instalações;
  • proteger, construir e reformar edifícios;
  • captar e instalar rede de distribuição de água;
  • construir usinas hidrelétricas para produção de energia;
  • proteger e construir obras de porte elevado, como rodovias, ferrovias, aeroportos, viadutos, pontes, hidrovias, barragens etc.;
  • analisar a resistência e permeabilidade do solo e do subsolo, definindo métodos, técnicas e materiais que devem ser utilizados na construção dos alicerces de edificações.

Mercado de Trabalho

O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas:
materiais – indústrias de concreto, de pré-moldados.

estruturas – edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc.

hidráulica e saneamento – sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais e industriais, e sistemas de drenagem em geral.

transportes e geotecnia – estradas, aeroportos, portos, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações etc.

Este profissional pode ainda trabalhar em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos.
O profissional formado encontra-se perfeitamente habilitado a trabalhar em escritórios de construção civil, indústrias, empresas construtoras, serviços públicos e instituições específicas ligadas à engenharia.

O campo de trabalho é bem amplo, muito embora sempre vinculado diretamente à situação econômica do país.

Hoje as especializações ligadas à qualidade, à segurança e à proteção estão em crescimento. Além disso, o surgimento de planos populares para a compra de imóveis financiados pelas construtoras implica um aumento do número de obras e, consequentemente, uma maior demanda de profissionais de engenharia civil.

Duração do Curso

5 anos.

Engenharia de Computação

Assim como em todos os cursos de Engenharia, os alunos do curso de Engenharia de Computação têm uma formação geral, dentro da engenharia, bastante ampla, de modo a permitir maior flexibilidade e versatilidade ao profissional após sua graduação. Além dessa formação básica ampla, os graduados em Engenharia de Computação têm formação específica em engenharia eletrônica, com aplicações voltadas principalmente à área da informática, como arquitetura de computadores, redes e transmissão de dados.
O curso tem também o objetivo de formar profissionais com conhecimentos aprofundados em programação e arquitetura de computadores para aplicações na área da engenharia.
Isso possibilita a integração do profissional a equipes em departamentos de projetos, engenharia experimental, produção e de outros que vêm, cada dia mais, utilizando-se do computador como ferramenta indispensável para a realização das mais diversas tarefas que envolvem conhecimentos específicos da engenharia.

Atividades Principais

  • projetar e construir a parte física do computador, seus periféricos e sistemas digitais;
  • fazer integração dos circuitos eletrônicos da máquina e desenvolver as placas de ligação entre o equipamento e seus acessórios;
  • desenvolver softwares básicos e aplicativos, efetuar a sua manutenção, alterando e inovando, quando for o caso;
  • desenvolver robôs industriais (área concorrente da mecatrônica);
  • controlar o fluxo da criação de informações na empresa, por meio da criação de aplicativos que facilitem esse processo.

Mercado de Trabalho

Basicamente, o engenheiro de computação trabalha em:

  • empresas que têm a computação como produto final (software e hardware);
  • empresas que produzem interfaces entre o computador e outros equipamentos (caldeiras, motores, linha de produção etc.);
  • desenvolvimento de simulações;
  • sistemas de controle de processos em indústrias;
  • bancos, indústrias que se utilizam de linhas de montagem, indústria farmacêutica, indústria de aviação etc.

Portanto, é um mercado de trabalho amplo e em ascensão.

Duração do Curso

5 anos.

Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)

Assim como em todos os cursos de Engenharia, os alunos do curso de Engenharia de Computação têm uma formação geral, dentro da engenharia, bastante ampla, de modo a permitir maior flexibilidade e versatilidade ao profissional após sua graduação. Além dessa formação básica ampla, os graduados em Engenharia de Computação têm formação específica em engenharia eletrônica, com aplicações voltadas principalmente à área da informática, como arquitetura de computadores, redes e transmissão de dados.
O curso tem também o objetivo de formar profissionais com conhecimentos aprofundados em programação e arquitetura de computadores para aplicações na área da engenharia.
Isso possibilita a integração do profissional a equipes em departamentos de projetos, engenharia experimental, produção e de outros que vêm, cada dia mais, utilizando-se do computador como ferramenta indispensável para a realização das mais diversas tarefas que envolvem conhecimentos específicos da engenharia.

Atividades Principais

  • projetar, instalar e gerenciar sistemas computadorizados para controle da produção industrial;
  • criar equipamentos para uso em linhas de produção automatizadas;
  • projetar e programar robôs industriais utilizados no processo de fabricação;
  • utilizar máquinas programadas por computadores para a fabricação de peças mecânicas.

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar nas indústrias de automação, de informática, têxteis, metalúrgicas, de cerâmicas, automobilísticas, mecânicas etc.
O mercado de trabalho é crescente, especialmente na indústria nacional, na qual a automação é uma necessidade quando se busca maior competitividade (redução de custos e melhoria da qualidade).
Atualmente, a maioria dos profissionais que atuam neste mercado não tem preparo suficiente para o exercício da função. Cumpre salientar que o curso de Engenharia Mecatrônica foi criado justamente como uma resposta às necessidades das indústrias, especialmente de grande porte.

Duração do Curso

5 anos ou 6 anos.

Engenharia de Produção Mecânica

O curso de Engenharia de Produção Mecânica apresenta uma abordagem moderna e apropriada às constantes mudanças provenientes do desenvolvimento tecnológico. Trata da interação de homens, materiais, equipamentos, métodos e processos, o que proporciona ao profissional possibilidades de atuação nos diversos níveis das empresas.
A engenharia de produção mecânica atua na fronteira entre o conhecimento técnico da engenharia mecânica e o das áreas administrativas e econômicas.
Assim, o profissional formado pela Universidade Paulista tem os conhecimentos básicos de engenharia mecânica e uma formação específica que o capacita a otimizar a produção, racionalizar métodos, processos e sistemas, com o intuito de melhoria da produtividade.
A atuação do engenheiro de produção mecânica é útil sempre que houver necessidade de planejamento, coordenação e controle.

Atividades Principais

  • efetuar a programação e controle da produção, através do acompanhamento e supervisão das operações de materiais e equipamentos;
  • projetar novos produtos e planejar instalação de fábricas;
  • gerenciar e aprimorar métodos de fabricação e as relações humanas no trabalho;
  • administrar os recursos disponíveis, na busca da produtividade e qualidade nos processos industriais;
  • planejar e reduzir a ociosidade das máquinas na empresa, minimizando os custos;
  • auxiliar na seleção e treinamento do pessoal técnico;
  • calcular custos de produção, previsão de venda e determinar o melhor meio de aplicar o capital da empresa.

Mercado de Trabalho

O engenheiro de produção mecânica está capacitado a atuar em indústrias de um modo geral (elétricas, eletrônicas, químicas, farmacêuticas etc.); em empresas de prestação de serviços (bancos, seguradoras, hospitais etc.); em empresas nacionais ou multinacionais; públicas ou privadas etc. Com a informatização do setor industrial, foi aberto o campo para estas engenharias atuarem no desenvolvimento de softwares específicos para a área.
De um modo geral, o campo de trabalho é bom para esses profissionais, tendo em vista que a globalização da economia implica uma demanda dessa categoria, com a finalidade de reduzir custos e aumentar a produtividade, melhorando a competitividade.

Duração do Curso

5 anos.

Engenharia Elétrica

curso de Engenharia Elétrica proporciona ao aluno um bom embasamento matemático, capacidade de abstração e o desenvolvimento de um raciocínio lógico, para assimilar os princípios da Física, especialmente os voltados para a eletricidade e o eletromagnetismo. Há uma grande preocupação em fazer com que o aluno aprenda a aprender.
Prepara o egresso para atuar na supervisão e coordenação técnica de estudos e projetos na área da computação, da eletrônica em geral e de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
O engenheiro eletricista pode especializar-se em diversas modalidades, sendo as principais Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações.
O especialista em Eletrotécnica atua na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, através da elaboração de projetos, plantas e técnicas de execução. Além de providenciar os recursos, orienta a construção, instalação, funcionamento e manutenção de usinas, aparelhos e equipamentos elétricos. Nessa área, ele pode atuar ainda na elaboração de projetos de instalações elétricas prediais e industriais, projetos de linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica e na manutenção elétrica em geral.
O engenheiro eletricista que optar por Eletrônica trabalhará com computadores (hardware), equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, sistemas digitais e também automação e controle de máquinas e sistemas em geral. O engenheiro desta área pode atuar também na manutenção eletrônica em geral.
O engenheiro de telecomunicações atua em sistemas de comunicação e telecomunicação em geral (rádio, TV, telefonia etc.), cuidando tanto da emissão como da recepção de sinais.

Atividades Principais

  • projetar, construir e fazer manutenção de transmissores e receptores de rádio e televisão, centrais telefônicas, equipamentos de microondas etc.;
  • elaborar e aprimorar sistemas de controle e automação de máquinas operatrizes, usinas hidrelétricas e linhas de transmissão em geral;
  • projetar, construir, fazer a montagem, operação e manutenção das instalações industriais, sistemas de medição e controles elétricos;
  • atuar em todas as etapas do processo de geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica e fontes alternativas de energia.

Mercado de Trabalho

O profissional formado nessa área pode atuar em indústrias, empresas de projetos e instalações, empresas comerciais de equipamentos eletrônicos, instituições científicas, empresas geradoras de energia elétrica etc.
Atualmente, está em alta o setor das telecomunicações e fibras óticas, em virtude da privatização desse serviço.
No setor eletrônico, as chances de uma boa colocação no mercado se ampliaram, tendo em vista a privatização desses serviços e a necessária renovação dos quadros profissionais, devida às novas técnicas e novos materiais.
Com a privatização dos geradores e fornecedores de energia elétrica, deverá ocorrer um aumento grande na procura de engenheiros eletrotécnicos.

Duração do Curso

5 anos.

Engenharia Química

Procura-se fornecer ao graduado nesta área uma formação que lhe permita ampliar a aplicação dos princípios da química em novos produtos e projetar a construção e instalação de indústrias químicas.
Entre suas funções básicas encontram-se também o aperfeiçoamento das técnicas de extração de matérias-primas e o desenvolvimento de processos para a sua transformação e tratamento.
Esse profissional possui, ainda, intensa participação na indústria do petróleo, desde a prospecção até a transformação em
subprodutos essenciais.
Para desempenhar bem esta profissão, o candidato deve ter aptidão para a química, física e matemática e possuir espírito criativo

Atividades Principais

  • criação de novos produtos e novos processos de fabricação por meio de experiências desenvolvidas em laboratórios;
    tratamento de água e esgotos;
  • reciclagem de lixo e controle de poluição, através de processos que não afetam o meio ambiente;
  • planejamento e supervisão das operações e processos na indústria química;
  • definição do processo de produção, dos recursos materiais, equipamentos, processos de segurança, da estocagem e movimentação das matérias-primas e da produção nas indústrias químicas.

Mercado de Trabalho

O engenheiro químico pode-se especializar na fabricação de borracha, celulose, tintas, corantes, inseticidas, derivados do petróleo, resinas, medicamentos e bebidas.
Todas as atividades relacionadas com o meio ambiente, com a higiene industrial e com a segurança estão em franco desenvolvimento, por exigência dos órgãos governamentais, o que torna, assim, indispensável a presença desses profissionais para a adequação das empresas à legislação vigente.

Duração do Curso

5 anos.

Estudos Sociais

O curso de Geografia forma um profissional apto para a pesquisa acadêmica e para o ensino de conhecimentos específicos na área de geografia. Para tanto, fornece o instrumental teórico e prático necessário à realização de pesquisas de cunho científico, informando sobre os diversos métodos de pesquisa existentes, preparando para o trabalho com os diferentes instrumentos de coleta e organização de dados, notadamente os cartográficos, que incluem a leitura e confecção de cartas temáticas e a interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélites. Prepara, também, para o desenvolvimento de pesquisas de campo, levantamentos e elaboração de diagnósticos e relatórios de pesquisa, tanto em órgãos do setor público como em instituições privadas e organizações da sociedade civil.
Ao profissional dessa área compete o estudo do relevo, clima, solos, vegetações e sistemas hidrográficos de uma região ou país e as relações entre o meio natural e os grupos sociais.
Os conhecimentos dessa área são de extrema importância nos ramos da estatística, geologia e engenharia, contribuindo, por exemplo, para o planejamento urbano, construção de rodovias, ocupação rural, reforma agrária etc.
Normalmente, o curso conta com um laboratório de História e Geografia que propicia um apoio constante às atividades desenvolvidas pelos professores, tais como exposições, excursões, cursos extracurriculares e palestras.

Atividades Principais

  • magistério no ensino fundamental e médio;
  • planejamento urbano;
  • criação de projetos de prevenção do impacto ambiental e preservação do meio ambiente;
  • elaboração de mapas e cartas geográficas;
  • investigação das questões sociais e econômicas de uma população.

Mercado de Trabalho

Para o profissional habilitado em Geografia, o mercado de trabalho abrange as escolas públicas e particulares, órgãos da administração pública e empresas estatais.
O geoprocessamento, que é a análise do território pelo computador, e a geografia ambiental são campos de trabalho em intenso crescimento.

Duração do Curso

4 anos.

Farmácia e Bioquímica

O profissional, ao final do curso, está apto a trabalhar em todas as fases da produção e controle de qualidade dos insumos, de medicamentos e cosméticos, assim como a participar das pesquisas e desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos alopáticos e homeopáticos.
Graças à formação multidisciplinar, o recém-formado ingressa na prática gerando e disseminando novos conhecimentos sobre drogas, fármacos, medicamentos e sistemas de cuidados farmacêuticos. Encontra-se apto a atuar em equipes multidisciplinares de saúde, promovendo vigilância farmacológica e sanitária. Está também capacitado a reorganizar e administrar instituições farmacêuticas.

Atividades Principais

  • fazer exames químicos e microbiológicos para analisar aspectos nutricionais;
  • realizar análises laboratoriais para diagnóstico de doenças;
  • efetuar análises toxicológicas em animais, vegetais, alimentos ou em ambientes para detectar contaminação;
  • sintetizar, analisar e conhecer as propriedades das drogas medicamentosas constituídas por espécies químicas definidas;
  • produzir e realizar o controle de qualidade de cosméticos, produtos de higiene pessoal e biológicos naturais, inclusive de fermentação;
  • executar análises de alimentos e controle de qualidade dos mesmos;
  • realizar perícias relativas ao doping;
  • controlar o uso indiscriminado de psicotrópicos;
  • realizar o controle da poluição atmosférica e da água de piscinas, praias, balneários e de despejos industriais;
  • atuar junto à comunidade na dispensação farmacêutica, na farmácia comunitária e hospitalar.

Mercado de Trabalho

O futuro abre-se para o setor de toxicologia ocupacional, em que se faz a análise da exposição dos trabalhadores das indústrias aos agentes tóxicos.
Também as áreas da biotecnologia e da cosmetologia estão em crescimento, absorvendo grande parte dos profissionais colocados no mercado.

Duração do Curso

5 anos.

Fisioterapia

A fisioterapia é um segmento da área de saúde que contribui com seu conteúdo específico para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da saúde.

O fisioterapeuta domina o conhecimento das ciências básicas, dos recursos fisioterápicos, no âmbito teórico e prático. Possui conhecimento das disfunções orgânicas e é capaz de identificar os objetivos intermediários e finais a serem atingidos pela fisioterapia, programando e executando intervenções fisioterápicas com finalidade educativa, terapêutica ou reabilitacional.

Atividades Principais

  • na área clínica, o fisioterapeuta atua junto aos setores de medicina clínica e cirúrgica, como ortopedia e traumatologia, neurologia, pediatria, cardiologia, reumatologia, ginecologia, dermatologia, cirurgia plástica etc. A partir do diagnóstico clínico, avalia o paciente e planeja o seu tratamento;
  • na área preventiva, o fisioterapeuta atua em equipes multidisciplinares no planejamento e aplicação de métodos de intervenção cirúrgica. Atua, também, em ambientes funcionais (fábricas, consultórios, escolas etc.) com o objetivo de prevenir problemas musculoesqueléticos, respiratórios etc.;
  • na área de pesquisa, o fisioterapeuta atua como investigador científico de novos recursos, métodos e técnicas, pertinentes ao seu campo de atuação, procurando contribuir para o aprimoramento da profissão.

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta trabalha em hospitais (no atendimento ambulatorial, de leito e de terapia intensiva), em centros de reabilitação, clínicas particulares, clubes desportivos, centros de saúde, escolas, indústrias, faculdades e centros de pesquisa.
O mercado de trabalho é bastante promissor, especialmente na área de atendimento hospitalar em terapia intensiva, traumatologia e ortopedia com ênfase na reeducação postural, na área esportiva, em clubes e academias, e nas clínicas de cirurgia plástica e estética.

Duração do Curso

4 anos.

Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia possibilita ao profissional trabalhar na prevenção, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da comunicação, trabalhando de forma individual ou em conjunto com pediatras, neurologistas, psicólogos, pedagogos e otorrinolaringologistas.

Atividades Principais

  • diagnosticar distúrbios da audição e fala em recém-nascidos, crianças e adultos;
  • criar e desenvolver programas e técnicas de prevenção de problemas auditivos;
  • prevenir distúrbios da comunicação oral e escrita;
  • tratar distúrbios da comunicação como gagueira, deficiência auditiva, alterações da voz e fala, entre outros;
  • aperfeiçoar a expressão vocal de atores, locutores, apresentadores e políticos.

Mercado de Trabalho

O profissional possui um vasto campo de atuação, trabalhando em clínicas, escolas, hospitais, televisão, política, teatro, asilos e creches.
A atuação clínica refere-se à área de audiologia, linguagem, voz e motricidade oral.
No trabalho hospitalar, o profissional atua junto a equipes de neonatologia, pediatria, otorrinolaringologia, cirurgia plástica, psiquiatria, oncologia e área de exames.
Voltando-se à área educacional, o fonoaudiólogo participa de trabalhos com alunos e professores, no que tange à prevenção, identificação e correção de possíveis alterações. Sua área de abrangência inclui berçários, educação infantil, cursos de graduação e pós-graduação.
Uma tendência crescente no mercado é a atuação na área estética, ensinando pessoas a falar em público, tratando os problemas da dicção e rompendo bloqueios que possuam para se expor.
Nesse caminho, os setores de saúde, educação e comunicações absorvem um grande percentual de fonoaudiólogos.

Duração do Curso

4 anos.

História

O curso de História está estruturado em três ou quatro anos. Os dois primeiros constituem um ciclo básico, no qual o aluno recebe formação geral em História e Geografia, bem como em outras áreas das ciências humanas. As matérias técnicas e específicas de caráter histórico são ministradas nos dois anos que antecedem a conclusão do curso.
O aluno graduado nessa área pela Universidade Paulista encontra-se apto à pesquisa, estudo e interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, significados e desdobramentos.

Atividades Principais

  • organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas;
  • magistério no ensino fundamental e médio;
  • prestar assessoria a museus, editoras, produtoras de vídeo e TV;
  • efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais;
  • elaborar vídeos, CD-ROM e trabalhos históricos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil.

Mercado de Trabalho

A pesquisa em universidades, museus e órgãos de cultura é um mercado sempre aberto. As especializações em História Econômica e Social estão em alta, pois permitem o trabalho em empresas, organizando bibliotecas e hemerotecas (seção de recortes de jornais e revistas).
Também na consultoria o historiador encontra o mercado aberto, nas reconstituições históricas em novelas, filmes e documentários.
O profissional formado nessa habilitação pela Universidade Paulista, além das disciplinas do curso propriamente dito, participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo laboratório de História e Geografia, tais como formação de bancos de dados, produção de catálogos bibliográficos, participação em excursões e organização de acervos documentais, o que lhe permite um leque maior de conhecimentos, facilitando, consequentemente, sua colocação no mercado de trabalho.

Duração do Curso

3 ou 4 anos.

Letras

(Habilitação e Inglês/Português e em Tradutor/Intérprete)

O profissional colocado no mercado pela Universidade tem uma formação ampla, o que lhe permite grande versatilidade nos diferentes campos possíveis de trabalho.
Esse especialista cuida da análise e concepção histórica da linguagem escrita e falada e do desenvolvimento de técnicas e conhecimentos relativos à linguagem.
Como a língua é o principal instrumento de expressão, o curso de Letras torna-se fundamental ao estudo das ciências humanas, das expressões literárias e do desenvolvimento cultural de uma sociedade.

Atividades Principais

  • atuar no ensino das línguas portuguesa e inglesa, das literaturas portuguesa, brasileira, inglesa e norte-americana;
    trabalhar na elaboração, revisão e correção de textos em editoras e órgãos de imprensa;
  • fazer versões de um idioma para outro de textos técnicos e literários, bem como atuar em conferências e simpósios, efetuando interpretações simultâneas ou consecutivas;
  • desenvolver pesquisas, estudos, análises e teses de linguística e literatura.

Mercado de Trabalho

O profissional dessa área pode atuar em empresas jornalísticas, editoras, escolas públicas de ensino fundamental, universidades, empresas privadas e também como autônomo preparando relatórios, pautas e atas para reuniões importantes do empresariado.
No caso da habilitação em tradutor/intérprete, este profissional pode também atuar em editoras, congressos, aeroportos, agências de turismo, escritórios de comércio exterior, embaixadas e empresas multinacionais. Esta habilitação encontra o mercado em franca expansão.

Duração do Curso

4 anos.

Medicina Veterinária

O curso de Medicina proporciona sólida formação em matérias básicas, gerais e profissionais, preparando o médico veterinário para o pleno exercício da profissão em todos os seus campos de atuação.

Atividades Principais

  • clínica médica animal, em todas as suas modalidades;
  • execução da defesa sanitária animal e assistência técnica aos animais;
  • criação e produção de animais;
  • inspeção e fiscalização, do ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico, de produtos de origem animal, nos locais de produção, manipulação, armazenamento e comercialização;
  • peritagem sobre animais, em questões judiciais, periciais, exames e pesquisas reveladoras de fraudes que envolvam animais;
  • direção, fiscalização e controle de estabelecimentos e indústrias de produtos de origem animal, de alimentação animal, serviços de inseminação artificial e transferência de embriões;
  • direção, docência e pesquisa em instituições de pesquisa, estabelecimentos de ensino de medicina veterinária, de nível médio e superior.

Mercado de Trabalho

A tendência do mercado é a prestação de serviços como autônomo, em clínicas, fazendas, cooperativas; na agroindústria, centrais de engenharia genética animal e em entidades particulares estatais no controle sanitário de alimentos.
A especialização em odontologia, oftalmologia e psicologia e o diagnóstico por imagem, na área de veterinária, são setores crescentes no mercado de trabalho.

Duração do Curso

5 anos.

Marketing

O profissional de marketing é responsável por todas as fases de desenvolvimento do processo de elaboração de determinado produto que se quer colocar no mercado.
O curso de Marketing foi criado com o intuito de suprir a necessidade de um curso que formasse o profissional para enfrentar um mercado de trabalho, cada vez maior, capaz de absorver indivíduos competentes, e que oferecesse diversas possibilidades.
O curso de Marketing prepara profissionais para se tornarem estrategistas de ponta no mercado, municiando-os durante o curso de todas as ferramentas necessárias a um bom desempenho em seus respectivos campos de atuação.
O curso oferece suporte técnico ao graduando para atuar plenamente no planejamento, organização, supervisão, gerenciamento e direção, atendendo aos dois aspectos fundamentais: a satisfação do cliente e as expectativas da empresa.
O aluno recebe, além de informações básicas, conteúdos disciplinares que o tornarão um expert em propaganda, marketing, promoção e vendas, pesquisa mercadológica, para citar apenas algumas das áreas em que poderá atuar.

Atividades Principais

  • implantar políticas, programas e métodos de trabalho na empresa;
  • efetuar pesquisas de mercado e analisar o comportamento do público perante o lançamento de um novo produto;
  • definir estratégias de lançamento de produtos, indicando os métodos e meios de comunicação a serem usados em cada etapa;
  • acompanhar a receptividade do público com relação às campanhas publicitárias e efetuar as alterações devidas, quando necessárias;
  • definir e adequar o orçamento da empresa a ser utilizado em programas e campanhas publicitárias.

Mercado de Trabalho

O profissional desta área pode trabalhar em agências de publicidade e propaganda, empresas privadas, empresas financeiras, comerciais, educacionais e de comunicação, entre outras.
Com a terceirização, quarteirização e abertura da economia, a tendência do mercado caminha para uma absorção cada vez maior desses profissionais.

Duração do Curso

4 anos.

Matemática

Licenciatura e Bacharelado com Ênfase em Informática

Esta é a ciência que pretende desenvolver nas pessoas a capacidade lógica do pensamento. Geralmente, suas teorias têm aplicação prática em todas as áreas do conhecimento humano.
O matemático é o cientista que ajuda a equacionar e resolver os problemas de pesquisa e desenvolvimento da eletrônica, energia nuclear, ciência espacial e de diversas outras áreas científicas.
O curso tem como meta o estudo e o desenvolvimento das estruturas algébricas e lógicas. Procura também capacitar o aluno a entender e desenvolver as estruturas dos equipamentos das organizações, do mundo físico e da própria sociedade, permitindo-lhe atuação profissional rápida e eficiente.
Na área de informática, o aluno desenvolve linguagens de programação, estrutura de dados, banco de dados, sistemas operacionais e aplicativos, nas áreas da Matemática, da Educação e outras. Isso o habilita a ingressar nas áreas de processamento de dados, notadamente nas de software de base.
No curso o computador é uma das ferramentas mais preciosas. No que diz respeito à resolução dos problemas matemáticos, porém, é importante que o aluno possua facilidade de memorização, boa concentração, meticulosidade e facilidade de abstração.

Atividades Principais

  • lecionar no ensino fundamental e médio;
  • solucionar problemas concretos, utilizando os conceitos matemáticos, nas áreas tecnológica, econômica e administrativa;
  • criar sistemas e modelos teóricos de todos os campos da pesquisa, procurando solucionar problemas práticos;
  • atuar como elemento de suporte nas áreas tecnológicas, principalmente na engenharia;
  • atuar na parte administrativa das empresas;
  • efetuar planejamento e organização estatística das empresas.

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em escolas, empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados.
Atualmente a tendência é mesclar cada vez mais a matemática com a informática, oferecendo assim uma ótima qualidade profissional ao mercado, que, cada vez mais, tem absorvido esses especialistas.

Duração do Curso

3 anos.

Moda

O curso de Moda prepara um profissional que alia o conhecimento da área à competência exigida pelas indústrias da moda.
Ao lado de estudos sobre tecnologia dos têxteis, modelagem, arte, moda e cultura, tecnologia da confecção e design, o aluno prepara-se para enfrentar e aperfeiçoar o mercado da moda estudando desenvolvimento de produto, marketing, administração financeira, informática aplicada à moda etc.
Em função da evolução do mercado de trabalho, o curso e os estágios são constantemente atualizados, para se adequarem às exigências de qualidade e eficiência e para formar profissionais que saibam atuar com competência nessa área cada vez mais disputada.

Atividades Principais

  • desenvolver padrões e estampas para a indústria têxtil;
  • fetuar projetos e realizar montagens de vitrines, show-rooms, estandes e exposições;
  • criar e desenvolver tendências de moda para determinar o estilo das novas coleções;
  • trabalhar no setor de marketing de empresas ligadas à moda fazendo pesquisas sobre o comportamento do mercado e elaborando estratégias de lançamento de novas tendências;
  • desenvolver produtos ligados ao segmento da moda.

Mercado de Trabalho

O profissional atua em confecções, tecelagens, malharias, fiações, magazines, figurinismo em teatro e TV e em ateliê próprio.
A indústria de moda no Brasil está em fase de ampla expansão, garantindo excelentes oportunidades aos profissionais do ramo no mercado.

Duração do Curso

4 anos.

Nutrição

O curso de Nutrição trata da integração entre o ser humano e o alimento, contextualizado na sociedade. Engloba um conjunto de conhecimentos estreitamente ligado às ciências biológicas, como a fisiologia, bioquímica e biologia. Está também intimamente ligado às ciências comportamentais e humanas, tais como a sociologia, antropologia e economia.

Atividades Principais

  • a atuação do nutricionista abrange três grandes áreas: nutrição em saúde pública, nutrição clínica e administração de unidades e serviços de alimentação. Áreas como nutrição e marketing, e nutrição e esporte estão abrindo novos campos de atuação para esse profissional. Em todas as áreas, a educação nutricional e a atenção dietética fazem parte da rotina profissional;
  • cabe ao nutricionista o planejamento, organização, direção, supervisão e controle de serviços de alimentação e avaliação de estudos dietéticos;
  • ensino de matérias profissionais de curso de graduação em Nutrição e das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação na área da saúde, além de inspeções sanitárias relativas a alimentos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é bastante amplo para o nutricionista, que tem como opções:

  • ocupar cargos na área da saúde e educação e em instituições de abastecimento de alimentos, centros de saúde, na alimentação escolar e no ensino em nutrição;
  • atuar em clínicas, ambulatórios, consultórios, hospitais e academias;
  • trabalhar em empresas que fornecem alimentação para trabalhadores, indústrias alimentícias, creches, laboratórios farmacêuticos que elaboram produtos dietéticos, entre outros.

Duração do Curso

4 anos.

Odontologia

O cirurgião-dentista possui todos os conhecimentos e habilidades necessários para o diagnóstico e tratamento das afecções bucais.
O caráter multidisciplinar do curso de Odontologia confere ao recém-formado amplo domínio da prática clínica e lhe permite gerar e disseminar novos conhecimentos dentro do seu campo de trabalho. O profissional estará apto a utilizar novas técnicas e materiais odontológicos e capacitado para agir na prevenção tanto em consultórios como na saúde pública.

Atividades Principais

  • proporcionar ao aluno conhecimento das estruturas anatômicas, funcionais e estéticas do sistema estomatognático;
    confeccionar próteses unitárias, parciais ou totais;
  • cuidar das doenças bucais identificadas através de exames clínicos, laboratoriais e radiográficos, instituindo correta terapêutica clínica e medicamentosa;
  • realizar biópsias, reimplantes e implantes dentários além de cirurgias orais.

Mercado de Trabalho

O profissional qualificado na área pode atuar em consultórios particulares, clínicas, grupos de saúde, serviços públicos de saúde etc.

Duração do Curso

4 ou 5 anos.

Pedagogia

O profissional habilitado em Pedagogia encontra-se apto a atuar em escolas e empresas. O curso oferece as matérias básicas para formação em Pedagogia e prepara o aluno para atuar em Administração e Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Tecnologia de Educação e outras áreas de ação do pedagogo. O aluno, ao se formar, pode habilitar-se à educação infantil e ao magistério das quatro primeiras séries do ensino fundamental. O cuidado maior do curso é dotar seus profissionais de conhecimentos que lhes permitam uma plena capacitação para atuar na docência, planejamento e gestão do sistema educacional, sempre com vistas às relações escola-estudante-família-comunidade.

Atividades Principais

  • ministrar aulas em educação infantil e no ensino fundamental;
  • orientar professores de modo a aperfeiçoar o ensino;
  • elaborar currículos e calendários escolares;
  • planejar as etapas do processo de ensino, dotando-o de qualidade;
  • trabalhar em unidades escolares ou em secretarias de educação, em projetos que visem implementar a didática no ensino;
  • promover sindicância e processos administrativos na área educacional, coordenando todas as atividades;
  • efetuar orientação vocacional.

Mercado de Trabalho

O pedagogo pode atuar em instituições de ensino para crianças, jovens e adultos, em instituições para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de exercer importante papel na elaboração e produção de programas educativos em veículos de comunicação.
Outro campo que se abre para o profissional de Pedagogia é o trabalho em empresas no treinamento de pessoal, no desenvolvimento e fabricação de brinquedos de caráter educativo e de softwares educacionais.

Duração do Curso

3 anos.

Psicologia

A Psicologia volta-se para o estudo do comportamento humano, considerando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais.
O curso de Psicologia prepara o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, nas áreas clínica, escolar, organizacional, institucional e comunitária.
Oferece ao aluno o conhecimento
teórico da área, através de recursos pedagógicos criativos, a iniciação profissional, por meio de estágios, e a iniciação em pesquisa através do Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia.
Os estágios, obrigatórios e sempre supervisionados, priorizam as ações que atendam às necessidades da comunidade em que o curso está inserido.

Atividades Principais

  • atendimento à população na área da saúde mental;
  • diagnóstico de distúrbios de comportamento;
  • psicoterapia individual e em grupos para crianças, adolescentes e adultos;
  • assessoria e acompanhamento em instituições de educação;
  • assessoria a organizações.

Mercado de Trabalho

O psicólogo pode atuar em centros assistenciais, agências de emprego, centros de saúde, hospitais, penitenciárias, escolas etc., ou em seu consultório particular.
Aumenta a cada dia a solicitação dos serviços do psicólogo em instituições, tais como hospitais gerais e psiquiátricos, centros comunitários e meios de comunicação, o que evidencia um campo de trabalho em crescimento.

Duração do Curso

5 anos.

Processamento de Dados

O curso de Tecnologia em Processamento de Dados tem por objetivo formar profissionais aptos a projetar e desenvolver softwares aplicativos para empresas em geral.
O egresso desse curso está preparado para enfrentar problemas ligados à área computacional. Ademais, deve ser um especialista voltado para a utilização de computadores no processamento de informações para fins administrativos.
Um bom tecnólogo em processamento de dados precisa ter raciocínio lógico e criatividade, para poder abstrair as rotinas existentes nas organizações e, assim, adaptá-las ao funcionamento do computador. Ele deve conhecer hardware e software e saber trabalhar com programas e linguagens computacionais. Sua principal função é a de “ensinar” a máquina a trabalhar de acordo com as necessidades dos usuários.
Para os formados na área, uma das opções de trabalho mais comuns é a de operador de sistemas, que tem como encargo a instalação de software e a administração do computador com seus periféricos.

A eles também está destinada a tarefa de programar as aplicações, que põem em prática o projeto do analista. Da mesma forma, os postos de chefia estão abertos ao tecnólogo, que pode assumir cargos de gerente ou de coordenador de centro de processamento de dados (CPD).

Atividades Principais

  • controlar o fluxo de informações na empresa;
  • criar aplicativos diversos para implementar os sistemas;
  • ministrar aulas em cursos técnicos.

Mercado de Trabalho

Boa parte dos diplomados é absorvida por bancos, empresas de serviços e software houses, que desenvolvem programas computacionais para terceiros. Os especialistas no setor também encontram emprego em indústrias de tecnologia avançada, fazendo, por exemplo, programação de comandos numéricos e lidando com robótica. Outra alternativa para o tecnólogo é tornar-se um auditor, envolvendo-se com questões de segurança de sistemas, como o combate aos temíveis “vírus” de computador.
O mercado de trabalho é cada vez mais promissor, tendo em vista a facilidade de acesso à informática.
O profissional pode atuar como autônomo, prestando serviços. A preocupação maior é colocar no mercado um profissional plenamente capaz de programar, implantar e operar os mais diversos sistemas de computadores. Cabe ao tecnólogo em processamento de dados a codificação dos procedimentos elaborados pelo analista de sistemas para uma linguagem compatível com a utilização de um certo computador, de assistência e/ou consultoria a empresas. Pode ingressar no setor público, tanto no nível técnico como no nível de docência, e na iniciativa privada, que representa a maior demanda deste profissional.

Duração do Curso

3 anos.

Propaganda e Marketing

O curso de Propaganda e Marketing visa à formação e qualificação de profissionais para atuarem como publicitários e profissionais de marketing, dentro de um mercado competitivo, exigente e em constante evolução.
Para tanto, habilita o graduando a atuar nas áreas de atendimento, planejamento, criação e mídia, no que se refere à propaganda, e no gerenciamento de marketing e produtos, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e administração de vendas, no tocante às atividades de marketing.
Os requisitos básicos para o sucesso profissional desse especialista são inovação, criatividade, talento, ousadia, perspicácia e ótimo senso crítico.
No curso é dada uma especial atenção às técnicas de criação de mensagens publicitárias, aperfeiçoando e definindo estratégias de lançamento e sustentação de novos produtos, serviços e idéias.

Atividades Principais

  • criar textos e layouts de peças publicitárias de produtos que serão veiculados ou lançados na mídia;
    elaborar publicações para veiculação na imprensa, TV, rádio, outdoors etc.;
  • definir as técnicas de campanha de divulgação, tendo em vista os hábitos de consumo do público;
  • analisar um produto ou serviço que será colocado no mercado e definir a melhor maneira de apresentá-lo e garantir as vendas.

Mercado de Trabalho

O profissional atua nos departamentos de marketing das empresas, agências de publicidade, produtoras de vídeo, emissoras de televisão e empresas particulares.
As áreas de publicidade e de marketing nas empresas estão em franco desenvolvimento e absorvem muitos profissionais do ramo.

Duração do Curso

4 anos.

Secretariado Executivo

O curso de Secretariado está voltado para a automação de escritórios e visa preparar o profissional para o mundo atual, cada vez mais informatizado.
Procede à revisão do papel do secretário executivo na sociedade contemporânea, que solicita desde técnicas tradicionais até o domínio de sofisticadas tecnologias computacionais.
Prepara o aluno para ser um profissional executivo dentro da empresa, tomando iniciativas e adiantando soluções.

Atividades Principais

  • tomar iniciativas, dentro da sua área de competência, contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços da empresa;
    assessorar os dirigentes na preparação de reuniões e demais eventos da empresa;
  • receber telefonemas ou visitas, anotando e transmitindo informações;
  • redigir correspondências, circulares e outros documentos em português e língua estrangeira;
  • organizar agendas, assessorando os dirigentes e executivos das empresas;
  • organizar arquivos.

Mercado de Trabalho

Empresas públicas e privadas, órgãos do governo, sindicatos, associações, universidades, indústrias etc.
A tendência mercadológica é trabalhar em equipes (pool) que atendam a vários dirigentes e executivos ao mesmo tempo.

Duração do Curso

3 anos.

Turismo

O curso de Turismo prepara o aluno para atuar nas áreas de planejamento turístico, agências de viagens, hotelaria, lazer e eventos.
Este profissional cuida de tudo que se relaciona ao turismo, verificando a qualidade de hotéis, assegurando a pontualidade dos serviços de transportes. Além disso, deve estar apto a desenvolver projetos de lazer e de planejamento turístico para contextos específicos, tais como lazer para terceira idade, creches, hospitais, turismo educacional, ecológico e empresarial.

Atividades Principais

  • criar e divulgar produtos turísticos, organizando campanhas publicitárias;
  • elaborar planos de desenvolvimento turístico para municípios e regiões diversas do país;
  • criar, administrar e assessorar agências de turismo e hotelaria;
  • auxiliar o cliente na escolha de um plano de viagem ou excursão, informando sobre os pontos turísticos de cada roteiro.

Mercado de Trabalho

O ramo de turismo tem se expandido no mercado de trabalho mundial.
Encontram-se em alta o turismo ecológico e o setor de hotelaria, graças à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Duração do Curso

4 anos.